O projeto de conservação da raríssima Rolinha-do-planalto


Depois de 75 anos sem ser avistada, a rolinha-do-planalto (Columbina cianopys) foi redescoberta em maio de 2015 pelo ornitólogo Rafael Bessa, no cerrado de Minas Gerais.

Devido à sua raridade, a espécie foi listada na categoria Provavelmente Extinta, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Segundo a lista da BirdLife/IUCN a espécie é considerada Criticamente Ameaçada. A redescoberta da rolinha-do-planalto foi considerada um dos mais importantes achados ornitológicos das últimas décadas, tendo grande repercussão internacional.

Botumirim a única localidade que abriga a rolinha do planalto

Após o avistamento a sua localização foi mantida em sigilo por mais de dois anos. Esta medida adotada permitiu que fossem desenvolvidas pesquisas e garantir uma área para a conservação da espécie criticamente ameaçada de extinção. Nesse período foram mensurados quantos indivíduos existiam na natureza, 11 ao todo.

O município de Botumirim, no norte de Minas Gerais, foi apontado como única localidade com registro da espécie. Para proteger essa pequena população da ave foi criada a Reserva Natural rolinha-do-planalto, uma reserva particular adquirida com fundos da Rainforest Trust.

Projeto de conservação envolvendo várias ONGs

Em fevereiro de 2018 foi lançado o projeto de conservação rolinha-do-planalto, para proteger uma das mais raras espécies de aves do planeta.

Além do Rainforest Trust, financiam o projeto o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, da sigla em inglês) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A população desse pássaro continua com um número muito baixo, hoje são apenas 31. A principal ameaça a sua sobrevivência são as queimadas provocadas para abrir área de pasto para a criação de gado no cerrado. As ações de manejo e execução do projeto são desenvolvidas pela ONG Save Brasil e resultaram na criação do Parque Estadual de Botumirim. As atividades de conscientização com a Prefeitura e as escolas do município aproximaram a população do projeto, o que resultou num fluxo maios do turismo de observadores de aves o que acabou gerando renda para a população.

Localização de Botumirim no estado de Minas Gerais

Fonte: Save Brasil, CEPF, BirdLife International. 

Foto: Nina Wenóli- via Inaturalist