Grou-de-coroa-vermelha, famoso pela sua exibição de dança, escapa da extinção


 O grou-de-coroa-vermelha (Grus japonensis) também conhecido como grou japonês e grou da Manchúria, é o segundo grou mais raro do mundo, sendo o primeiro o grou americano (Grus americana) da América do Norte. O grou-da-coroa-vermelha tem duas populações distintas. A população continental é migratória na Coréia, China, Mongólia e Rússia. No Japão a população é residente e vive na ilha de Hokkaido ao norte e mais recentemente na ilha de Kunashiri.

Os grous-de-coroa-vermelha são aves altas e graciosas famosas pela exibição de dança

É uma ave alta e graciosa, principalmente branca com asas inferiores pretas. Os machos têm bochechas, garganta e pescoço pretos, enquanto nas fêmeas essas partes são cinza-pérola. Um grou adulto tem um pedaço de pele nua em cima de sua cabeça vermelha brilhante. O seu comprimento pode atingir os 150 centímetros e o seu peso pode variar entre os 7 e os 10 quilogramas. Vivem em média até aos 30 anos.

Os grous-de-coroa-vermelha têm uma exibição de dança usada no namoro e na comunicação entre os outros membros de sua espécie. A dança é uma série de reverência, balançando a cabeça, saltos e vários outros gestos. Esses grous são monogâmicos e permanecem juntos durante todo o ano, por muitos anos ou até que um deles morra.

São aves que necessitam de áreas úmidas que estão desaparecendo na populosa Ásia

Os grous-de-coroa-vermelha são uma espécie aquática. Eles se alimentarão em águas muito mais profundas do que outras espécies de grous, alimentando-se em pastagens no verão e no inverno movendo-se para pântanos costeiros, campos cultivados, arrozais, rios e pântanos de água doce.

Esses animais estão em constante conflito com os humanos nos países asiáticos onde os grous vivem. São países muito populosos onde há uma demanda constante por mais industrialização e expansão agrícola, o que reduz o habitat dos grous.  No Japão, o desenvolvimento econômico, especialmente a expansão agrícola, canalizações de rios, desmatamento e construção de estradas, está destruindo muitas das zonas úmidas de reprodução em Hokkaido, que sustentam mais de um quarto da população de grous-de-coroa-vermelha. Na China o desenvolvimento agrícola nas áreas de reprodução são uma ameaça crítica.

Há grandes esforços na conservação do grou-de-coroa-vermelha

Algumas medidas foram tomadas para ajudar a proteger o grou japonês e seu habitat. Houve acordos internacionais e pesquisas cooperativas foram feitas sobre a espécie e seus padrões migratórios. Áreas protegidas também foram estabelecidas para proteger o habitat do grou e minimizar a perturbação. O Japão marcou suas linhas de energia próximas para ajudar a reduzir colisões e há pesquisas frequentes feitas nos locais de reprodução.

De acordo com a IUCN, a população global de grous-de-coroa-vermelha é estimada em 3.050 indivíduos na natureza, destes 1.830 são indivíduos adultos. Para cada região as estimativas são: China 580; Coréia 1.000 e Hokkaido 1.470. Seus números estão diminuindo e eles são classificados como espécie vulnerável pela lista vermelha da IUCN

Grupos como a International Crane Foundation, a Sociedade de Aves Selvagens do Japão , a Red-crowned Crane Conservancy estão coordenando um esforço global para ajudar a espécie. Os grous-de-coroa-vermelha são legalmente protegidos da caça em todos os países em que são encontrados.

A população continental do grou-de-coroa-vermelha está em declínio

No entanto, enquanto a população insular no Japão cresceu rapidamente nas últimas décadas em uma proporção grande e agora está estável em relação à população global, os grous-de-coroa-vermelha da Ásia continental diminuem rapidamente. No geral, a espécie permanece em alto risco de extinção devido a múltiplas ameaças que afetam a pequena e ainda em declínio população continental e à dependência da população do Japão em conservação ativa, como o fornecimento de alimentos pelos humanos nos períodos de escassez.

A realidade mostra que somente os esforços internacionais conjuntos da Rússia, China, Japão e Coréia impedirão a extinção da espécie. A ameaça mais imediata é a destruição do habitat, com uma falta geral de habitats de zonas úmidas intocadas para as espécies nidificarem. No Japão, resta pouco habitat adequado de nidificação e a população reprodutora local está próxima do ponto de saturação.

O grou japonês tem um grande significado cultural para as pessoas no leste asiático

Na Ásia, os grous de coroa vermelha são considerados sagrados, símbolos de fidelidade no casamento, boa sorte, vida longa e amor.  Foram tema de muitos poemas, mitologia e arte desta região, e perdê-los significaria perder um símbolo culturalmente significativo para as pessoas na Ásia oriental.

Fonte: Animal  diversity, San Diego Zoo, Bird Life International(1), National geographic , Birdlife international (2) , Biographic,  IUCN SSC Crane Specialist Group – Crane Conservation Strategy           

Foto: Grou-de-coroa-vermelha_ Hokkaidofan