Menor réptil do mundo recém-descoberto e já ameaçado de extinção


Em artigo publicado na revista científica Scientific Reports em janeiro de 2021 pesquisadores coordenados pelo herpetologista Frank Glaw da Coleção Estadual de Zoologia da Baviera, em Munique,  relataram a descoberta de um mini-camaleão, de menos de 22 milímetros, denominaram-no de nano-camaleão (Brookesia nana) e já é considerado o menor réptil do mundo. A espécie pertence a um gênero de pelo menos 13 outros pequenos camaleões espalhados pelas florestas montanhosas do norte de Madagascar.

O minúsculo camaleão de Madagascar

Devido ao seu pequeno tamanho, fotos do nano-camaleão viralizaram ao redor do mundo. Nessas fotos é apresentado na ponta dos dedos de pessoas ou na ponta de um palito de fósforo.

Dois desses minúsculos lagartos – um macho e uma fêmea - foram descobertos por uma equipe de expedição alemã-malgaxe em Madagascar. O macho nano camaleão, tem um corpo de apenas 13,5 mm. Seu comprimento do topo à cauda é de 22 mm. A fêmea é muito maior, com cerca de 29 mm

Isso o torna o menor de cerca de 11.500 espécies conhecidas de répteis, de acordo com a coleção de Zoologia do Estado da Baviera em Munique, Alemanha.

Ameaças à sobrevivência do nano-camaleão

O desmatamento e a degradação do habitat ameaçam o futuro do nano-camaleão, embora a região onde os minis camaleões foram encontrados tenha sido recentemente designada como área protegida pelo governo malgaxe.

Em seu relatório, os cientistas recomendaram que o camaleão fosse listado como criticamente ameaçado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para ajudar a protegê-lo e ao seu habitat.

Fonte: ScienceNews,  BBC , Scientific Reports 

Foto: Nano-camaleão-Endagerex